(21)2615-6000     Segunda a Quinta das 08:00 as 18:00h, Sexta das 08:00 as 17:00h

Falar de marketing é ter a consciência de que esse termo vai além da simples imagem e atividade de propaganda e publicidade, pois, essa abordagem tem uma vasta abrangência e com inúmeras ações que ajudam na aproximação entre clientes e empresas.

Nós entendemos a complexidade desse tema, por isso, preparamos este artigo em que esclarecemos os principais pontos a respeito desse tema que gera tantas dúvidas e, em consequência, criam barreiras no seu processo de adoção e implantação.

Continue lendo e descubra mais a respeito desse tema tão empolgante e que será de grande valor agregado para o seu empreendimento!

O que realmente é o marketing?

Não há caminho melhor para a explicação do que é o real significado do marketing do que a definição de Philip Kotler — o pai do marketing:

Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.

Com essa definição, você pode perceber que o marketing tem uma abrangência enorme, de modo que, a propaganda e publicidade são apenas algumas das muitas atividades desta grande ciência que busca identificar e satisfazer necessidades, demandas e desejos de um determinado público.

Os 4Ps do marketing

Atrair um público de acordo com o perfil do seu negócio e promover a venda é o fruto de uma abordagem conhecida como os 4Ps do Marketing, um dos pilares e direcionadores dessa ciência. Vejamos agora cada um dos seus elementos:

• Produto — aborda as características e especificações dos produtos ou serviço que a sua empresa comercializa. No entanto, é preciso adequar o produto de acordo com as necessidades e interesses do seu público;

• Preço — esse elemento diz respeito aos impactos financeiros e psicológicos sobre o seu público, de modo que, somente pagarão o valor que acharem justo ou se perceberem fatores e características agregadoras que justifiquem a política de preços;

• Praça — aqui é a fase em que são determinados e estabelecidos os canais de distribuição, ou seja, como os seus produtos chegarão aos seus clientes. A escolha correta dos canais de distribuição pode ser determinante para o sucesso das suas operações;

• Promoção — esse elemento estabelece os canais de comunicação com o cliente e tem a função de promover o seu produto ou serviço. São incluídas as atividades de propaganda, publicidade, assessoria na área de promoção, indicações diretas e demais estratégias de divulgação.

Nessa etapa das estratégias de marketing devem ser utilizados materiais que tem como objetivo fixar a imagem do seu negócio na mente dos clientes e potenciais cliente como, por exemplo, um imã de geladeira — ou seja, um objeto que tenha utilidade para o cliente e para a sua empresa. Outros materiais promocionais e de propaganda podem (e devem) ser utilizados.

Esses quatro elementos são fundamentais para ajudar a ter uma estruturação correta das estratégias de marketing na conquista do seu público-alvo.

Inbound Marketing — foco em atração

São muitas as vertentes e abordagens que o marketing possibilita e disponibiliza aos profissionais da área, porém, uma estratégia muito utilizada atualmente é conhecida como Inbound Marketing ou Marketing de Atração.

O Inbound Marketing consiste em: atrair, converter, vender e encantar, ou seja, as estratégias do marketing terão foco em atrair um público, convertê-los em lead, realizar a venda (converter o lead em cliente) e encantar o cliente no pós-venda e na satisfação com o seu produto e/ou serviço.

Como você pode perceber, o processo de aumento da sua participação no mercado em que atua requer um conjunto estruturado de atividades, mas, que proporcionam excelentes resultados para o seu empreendimento.

Precisa de material promocional para divulgar os seus produtos e serviços? Então acesse agora mesmo o nosso site e conheça os nossos produtos! E se tiver alguma dúvida não hesite em falar com um dos nossos consultores pelo WhatsApp ou telefone.