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A maioria das organizações entende que o marketing é importante, mas poucas adotam uma abordagem holística para reconhecer o marketing como sua principal prioridade. De acordo com o relatório 2018 da Agência de Marketing B2B Sagefrog, 67% das empresas pesquisadas apontaram a geração de leads como seu principal objetivo de marketing.

É claro que os leads são importantes, mas agora que a experiência do cliente também está em evidência, os departamentos de marketing precisam fazer muito mais do que apenas permitir que as equipes de vendas façam seu trabalho.

Por isso é preciso adotar o investimento em marketing como uma prioridade para os próximos anos, especialmente em um cenário de incertezas políticas e econômicas como o que experimentamos no Brasil.

Entenda o que o público deseja

 

Investimento em marketing não é apenas abrir a carteira e gastar muito e sem planejamento. É muito melhor gastar menos e de forma inteligente, entendendo o que os usuários finais querem, como as soluções da sua empresa atendem a essas necessidades e como comunicar esse relacionamento de maneira eficaz.

O marketing, mais do que qualquer outro recurso, tem o poder de unir as ofertas de toda a organização para fornecer uma visão abrangente dos problemas e soluções. As organizações de primeiro nível em marketing são mais capazes de resolver os obstáculos dentro dos negócios e se concentrar nos resultados que são importantes para o cliente.

Uma os seus objetivos de marketing aos objetivos da sua organização

 

Busque investir em estratégias de marketing com potencial para influenciar as vendas, criar impressões positivas para os clientes e construir o mindshare na indústria. Ao mesmo tempo, vincule esses programas a resultados claros, como geração de leads, aumento das reservas de pedidos e, quando aplicável, à geração da receita em si.

A colaboração (não o isolamento) entre vendas e marketing aumenta a receita e aumenta a visibilidade. Em um mercado estreitamente competitivo, essa colaboração faz a diferença entre mesmice e diferenciação.

O marketing oferece uma ampla compreensão dos fatores externos que as equipes de vendas precisam conhecer para vender em cenários individuais. Os profissionais de marketing sabem o que os analistas e os influenciadores da indústria estão dizendo, e essa perspectiva externa alimenta os programas de desenvolvimento de mercado. Esse foco externo ajuda as equipes de vendas (e outras) a entender o que os consumidores querem e alinha seu alcance para falar com essas necessidades.

O marketing pode ajudar a nivelar os altos e baixos das vendas

 

Esse tipo de situação acontece em qualquer negócio. Picos e quedas podem causar dificuldades com planejamento de recursos, fluxo de caixa, etc. Se você sabe que um determinado período do ano é devagar nas vendas, pode criar campanhas de marketing para ajudar a influenciar as vendas em torno desses períodos ou introduzir vendas / produtos que possam ser mais adequados para o cliente.

Você também pode usar o marketing para amplificar ainda mais as vendas em períodos de pico para cobrir você durante os períodos de baixa.

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Mesmo o mais perspicaz analista econômico pode prever com 100% de certeza como a economia vai se comportar durante os próximos anos, mas uma coisa é certa: investir em marketing de forma consciente é a única forma de sobreviver em períodos de incerteza, e também é a melhor maneira de crescer e se destacar da concorrência.

Por isso, a hora de investir em marketing é agora, como tem feito as maiores e mais bem-sucedidas empresas do mercado — e você também deve seguir esse caminho.